Terça-feira, 27 de Março de 2007
3. Que factores determinam o limite de capacidade do Aeroporto da Portela?
A capacidade global de um aeroporto depende do equilíbrio das capacidades dos subsistemas do "lado ar" e do "lado terra" que compõem a infra-estrutura aeroportuária.
Assim, a capacidade do "lado terra", na prática correspondente ao terminal de passageiros, equivale à capacidade mínima dos subsistemas que o compõem: check-in, controlo de passaportes, controlo de segurança, portas de embarque, áreas de acostagem de viaturas para tomada e largada de passageiros, etc.
De igual forma, a capacidade do "lado ar", correspondente à área de movimento, é equivalente à capacidade mínima dos respectivos subsistemas, isto é: pistas de aterragem e descolagem, caminhos de circulação para aeronaves e posições de estacionamento.
Para a eficiente utilização da capacidade disponibilizada pelo subsistema "pistas", as capacidades dos demais subsistemas do "lado ar" e do "lado terra" deverão acompanhar aquela de forma equilibrada e sustentada, por forma a evitar estrangulamentos na circulação das aeronaves e no fluxo de passageiros, bagagens e carga.
Por outro lado, para que o equilíbrio se mantenha, será necessário que a capacidade do controlo de tráfego aéreo acompanhe a capacidade aeroportuária disponibilizada e que os operadores de transporte a utilizem na sua totalidade.
No período Verão IATA 2004, o Aeroporto de Lisboa declarou as seguintes capacidades horárias:

Sistema Capacidade horária declarada
Lado Ar (pista) 32 mov/h
Lado Terra (terminal de passageiros) 3000 pax/h em cada um dos sentidos(pax embarcados ou desembarcados)

Ao longo de 2004, houve 204 horas em que foram ultrapassados os 32 movimentos.
Refira-se ainda que o aeroporto dispõe actualmente de 51 posições de estacionamento de aeronaves, prevendo-se que possa chegar, mas não ultrapassar as 67 a 60 posições necessárias para os 40 movimentos hora previstos como limite máximo a atingir num futuro
próximo.


publicado por ota às 14:15 | link do post | comentar | adicionar aos favoritos

Comandante João Moutinho. Ver nota biográfica.

.vídeos
.Documentos

. apresentações(7)

. capacidade limite(1)

. características(1)

. cv´s(1)

. documentos(45)

. epia(2)

. estudos(28)

. impacte da relocalização(1)

. impacto(1)

. investimento(1)

. lisboa 2017(1)

. naer(1)

. notas técnicas(1)

. ota(1)

. parceiros(1)

. perguntas frequentes(51)

. perspectivas(6)

. pontos de vista(1)

. regulação(1)

. rio frio(1)

. viabilidade(2)

. todas as tags

.links
.posts recentes

. Questões chave

. Ponto de Partida

. Futuro

. 50. A implantação do Novo...

. 49. Como irá a localizaçã...

. 48.

. 47.

. 46.

. 45. Existem outros aeropo...

. 44. Qual o Modelo de Tran...

.arquivos

. Junho 2007

. Abril 2007

. Março 2007

blogs SAPO
RSS