Terça-feira, 27 de Março de 2007
4. Quais são as restrições operacionais do Aeroporto da Portela?
O actual aeroporto encontra-se completamente envolvido pelo desenvolvimento urbano que inviabiliza a expansão do seu perímetro sem graves impactes sociais, económicos e ambientais.
A sua capacidade é determinada por um sistema de 2 pistas cruzadas, com 3800 m e 2400 m, que na prática opera como uma pista única (a pista de menor comprimento serve fundamentalmente em caso de impedimento da pista principal ou quando a orientação dos ventos o aconselha).
A isto se junta uma geometria geral do "Lado Ar" condicionada praticamente ao espaço entre as duas pistas, originando restrições à circulação das aeronaves no solo, um número limitado de posições de estacionamento de aeronaves e fortes condicionantes na localização e expansão da forma mais eficiente dos terminais de passageiros e carga.
Na verdade, o Aeroporto da Portela tem limitações de espaço e o pouco espaço existente não se situa nas localizações adequadas à optimização da sua capacidade.
Os acessos terrestres ao aeroporto são já um constrangimento à sua capacidade de desenvolvimento.
Algumas intervenções previstas na rede viária circundante (Av. Santos e Castro, Eixo Norte-Sul e sua ligação à CRIL, etc.) e a programada ligação por Metro permitirão um alívio apenas temporário do congestionamento.
No caso do metro, experiências similares apontam para uma percentagem de transferência da rodovia para este modo que não ultrapassa os 20 a 30%.
publicado por ota às 14:30 | link do post | comentar | adicionar aos favoritos

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