Terça-feira, 27 de Março de 2007
14.

Como explicar o facto de existirem aeroportos com uma única pista com tantas diferenças ao nível do volume de passageiros processados?


Vários factores contribuem para que aeroportos à primeira vista semelhantes nas suas características, tenham capacidades diferentes:

• A configuração aeroportuária
• A configuração e as restrições do espaço aéreo
• O padrão da procura
• O tipo e a mistura de aviões
• As condições meteorológicas
• A proficiência dos pilotos e controladores

Por exemplo, os seguintes aeroportos, apesar de apenas terem uma pista, movimentam volumes de passageiros muito diferentes:

Aeroporto Passageiros
(milhões de
passageiros ano)
Movimentos
anuais
(x 1.000)
Capacidade
da pista
(Mov/hora)
London
Gatwick
31,4 251 48
Lisboa 10,7 122 32
Genève 8,6 170 38
Milan
Linate
7,7 (*) 86 (*) 18 (*)

Origem: Sites oficiais dos aeroportos (2004)
(*) Dados de 2002 (fonte: NERA, 2004)

Tomemos como exemplo caso de Gatwick. As suas principais distinções em relação ao caso de Lisboa são:
Tipo e mistura de aviões: Gatwick tem uma maior proporção de aeronaves de grande dimensão, portanto mais passageiros por avião. Assim, em 2004, em Gatwick registou-se um valor de 125 passageiros/movimento, enquanto que em Lisboa este valor se cifrou em 87 passageiros/movimento.
Padrão da procura: a procura em Gatwick apresenta um perfil diário bastante uniforme com ondas de chegadas e partidas bem demarcadas contribuindo para uma maior utilização da capacidade da pista.
Configuração aeroportuária: Gatwick dispõe de mais de 100 posições de estacionamento de aeronaves, cerca do dobro em relação à Portela, e de uma rede de caminhos de circulação optimizada só possível dada a geometria da sua implantação.


publicado por ota às 16:15 | link do post | comentar | adicionar aos favoritos

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