Terça-feira, 27 de Março de 2007
15. Quais os impactes do actual aeroporto no ambiente?
Os impactes ambientais da actividade do aeroporto dizem respeito a dois aspectos:
Afectação do ambiente sonoro. O aeroporto está inserido na malha urbana dos concelhos de Lisboa e Loures, pelo que vastas áreas com elevada densidade populacional são sobrevoadas diariamente com a consequente afectação do ambiente sonoro. Nas zonas afectadas encontram-se zonas residenciais, estabelecimentos escolares, hospitais, etc..
Actualmente, o DL nº 292/2000 que aprova o Regime Legal de Poluição Sonora (RLPS), estabelece que as zonas sensíveis (habitação, escolas, hospitais, espaços de recreio e lazer, e locais de recolhimento) não podem estar expostas a níveis sonoros no exterior superiores a 55dBA, no período diurno, e 45dBA, no período nocturno. Para as zonas mistas (outras utilizações para além das referidas nas zonas sensíveis), os níveis são respectivamente 65dBA e 55dBA.
A actual legislação impõe igualmente restrições na operação de aeronaves, em função do seu nível de emissão sonora, assim como a limitação da operação em período nocturno.
Com o aumento da frequência das operações um cada vez maior número de pessoas ficará sujeito aos incómodos do ruído. Por outro lado, correr-se-á o risco de incumprimento dos limites estabelecidos, traduzindo-se esta situação ainda num aumento das restrições operacionais, comnaturais prejuízos para a procura.
Afectação da qualidade do ar Constitui também um impacte da actividade aeroportuária a afectação da qualidade do ar na envolvente dos aeroportos, devido às emissões atmosféricas associadas ao seu funcionamento.
As emissões atmosféricas decorrentes da actividade aeroportuária são originadas pelos movimentos dos aviões, veículos de suporte no solo, unidades auxiliares de energia e fontes fixas.
O índice de qualidade do ar actual, calculado com base em dados obtidos em campanhas de monitorização, apresenta um nível médio ou fraco, situação que tenderá a agravar-se com o aumento de tráfego.

publicado por ota às 16:24 | link do post | comentar | adicionar aos favoritos

Comandante João Moutinho. Ver nota biográfica.

.vídeos
.Documentos

. apresentações(7)

. capacidade limite(1)

. características(1)

. cv´s(1)

. documentos(45)

. epia(2)

. estudos(28)

. impacte da relocalização(1)

. impacto(1)

. investimento(1)

. lisboa 2017(1)

. naer(1)

. notas técnicas(1)

. ota(1)

. parceiros(1)

. perguntas frequentes(51)

. perspectivas(6)

. pontos de vista(1)

. regulação(1)

. rio frio(1)

. viabilidade(2)

. todas as tags

.links
.posts recentes

. Questões chave

. Ponto de Partida

. Futuro

. 50. A implantação do Novo...

. 49. Como irá a localizaçã...

. 48.

. 47.

. 46.

. 45. Existem outros aeropo...

. 44. Qual o Modelo de Tran...

.arquivos

. Junho 2007

. Abril 2007

. Março 2007

blogs SAPO
RSS