Terça-feira, 27 de Março de 2007
16. O actual aeroporto representa um perigo efectivo para a cidade?
As rigorosas normas de segurança que regem o transporte aéreo tornam pouco provável a ocorrência de acidentes, como comprova o facto de não se ter verificado qualquer acidente grave no actual aeroporto, durante os seus 63 anos de existência.
No entanto, e apesar de diminuto, o risco existe, dado que 60% dos acidentes ocorrem durante as aterragens e descolagens, e a área urbanizada de Lisboa e Loures é sobrevoada durante a aproximação e a descolagem dos voos. Este risco tenderá a aumentar com o crescimento previsto do número de movimentos de aviões.

publicado por ota às 16:34 | link do post | comentar | adicionar aos favoritos

Comentários:
De Antonio Manuel Manso a 22 de Junho de 2007 às 20:30
Caro Cdte João Moutinho:
Por o senhor ser um especialista altamente qualificado gostaria de lhe colocar algumas questões em relação à Portela:É verdade que além do mediatizado caso do acidente de Sá Carneiro, já se despenhou nas proximidades de Lisboa,- um Beechcraft C-45 da Força Aerea que tinha descolado da Portela e era utilizado na calibração de instrumentos, um DC-3 Dakota da Força Aérea que caiu no Tejo quando seguia para a Guiné e um DC8 que descolou da Portela e que caiu em frente da Caparica?
É verdade que nos tempos da aviação a hélice um aparelho confundiu as luzes da Avenida Gago Coutinho com as da pista 35 e que outro aparelho confundiu as do hospital de Santa Maria com as da entrada da pista 03, embora ambos tenham borregado a tempo?é verdade que um charter espanhol se enganou e aterrou no Montijo julgando que estava a aterrar na Portela?
É verdade que quando são efectuadas descolagens das pistas 21 e 17 não pode ser utilizada toda a potencia disponivel ,como forma de reduzir a poluição sonora sobre a cidade?É verdade que durante parte do periodo nocturno o aeroporto não pode ser utilizado pelo mesmo motivo?
É verdade que a aproximação á pista 03 se faz com sobrevoo de algumas das instalações mais sensiveis de ponto de vista da segurança existentes em Portugal?
È verdade que as restrições operacionais decorrentes da proximidade de aglomerações urbanas pode ser indutora de acidentes como ocorreu com um voo da Crossair que foi forçado a utilizar uma rota de aproximação perigosa ao aeroporto de Zurich?É ou não verdade que o aeroporto da Portela tem um péssimo terminal de carga aérea não podendo desempenhar um papel relevante como plataforma logistica?Enfim, não existe encontrar uma unica razão lógica para alguem propor a continuidade da Portela , concorda?



Comentar post

Comandante João Moutinho. Ver nota biográfica.

.vídeos
.Documentos

. apresentações(7)

. capacidade limite(1)

. características(1)

. cv´s(1)

. documentos(45)

. epia(2)

. estudos(28)

. impacte da relocalização(1)

. impacto(1)

. investimento(1)

. lisboa 2017(1)

. naer(1)

. notas técnicas(1)

. ota(1)

. parceiros(1)

. perguntas frequentes(51)

. perspectivas(6)

. pontos de vista(1)

. regulação(1)

. rio frio(1)

. viabilidade(2)

. todas as tags

.links
.posts recentes

. Questões chave

. Ponto de Partida

. Futuro

. 50. A implantação do Novo...

. 49. Como irá a localizaçã...

. 48.

. 47.

. 46.

. 45. Existem outros aeropo...

. 44. Qual o Modelo de Tran...

.arquivos

. Junho 2007

. Abril 2007

. Março 2007

blogs SAPO
RSS