Terça-feira, 27 de Março de 2007
38. O projecto é viável?
A exploração de aeroportos com níveis de procura equiparáveis ao aeroporto de Lisboa é susceptível de gerar, através dos serviços vendidos, proveitos que sustentem, a prazo, os seus custos de desenvolvimento e de operação.
Utilizando um exemplo próximo, a ANA, que explora os principais aeroportos portugueses desde finais da década de 70, libertou meios suficientes para custear integralmente a exploração (sem recurso ao Orçamento do Estado) e expandir a capacidade desses aeroportos de modo a responder antecipadamente à procura esperada.
Só nos últimos 20 anos, a ANA investiu mais de 1 400 milhões de Euros nos aeroportos que gere directamente, tendo pago ao Estado mais de 240 milhões de remuneração de capital e cerca de 350 milhões de impostos sobre lucros. E ainda aplicou cerca de 70 milhões no financiamento de aeroportos, em participadas (ANAM).
Relativamente à construção e exploração de um novo aeroporto na Ota, para substituir o actual aeroporto de Lisboa, as análises de viabilidade realizadas apontam para que o projecto tenha, em si mesmo, capacidade de gerar um valor actual líquido positivo e oferecer aos capitais, próprios e alheios, uma rentabilidade suficientemente atraente.
Os resultados obtidos em análises de sensibilidade realizadas indicam também níveis significativos de resistência do projecto a variações desfavoráveis de algumas variáveis determinantes para a viabilidade financeira (tráfego, investimento e despesas operacionais) permitindo gerar, mesmo nessas situações, um valor actual líquido ainda positivo.

publicado por ota às 19:19 | link do post | comentar | adicionar aos favoritos

Comandante João Moutinho. Ver nota biográfica.

.vídeos
.Documentos

. apresentações(7)

. capacidade limite(1)

. características(1)

. cv´s(1)

. documentos(45)

. epia(2)

. estudos(28)

. impacte da relocalização(1)

. impacto(1)

. investimento(1)

. lisboa 2017(1)

. naer(1)

. notas técnicas(1)

. ota(1)

. parceiros(1)

. perguntas frequentes(51)

. perspectivas(6)

. pontos de vista(1)

. regulação(1)

. rio frio(1)

. viabilidade(2)

. todas as tags

.links
.posts recentes

. Questões chave

. Ponto de Partida

. Futuro

. 50. A implantação do Novo...

. 49. Como irá a localizaçã...

. 48.

. 47.

. 46.

. 45. Existem outros aeropo...

. 44. Qual o Modelo de Tran...

.arquivos

. Junho 2007

. Abril 2007

. Março 2007

blogs SAPO
RSS