Terça-feira, 27 de Março de 2007
39. Como será financiado?
A configuração definitiva da estrutura de financiamento do projecto dependerá do resultado do concurso que se prevê lançar para selecção de parceiros privados, no âmbito do estabelecimento de uma parceria público-privada para a concretização e exploração do empreendimento, de acordo com o modelo de transacção preconizado.
Nesta fase, para permitir a realização das análises financeiras do projecto, foram definidos pressupostos que devem, assim, entender-se como um cenário de referência que não prejudica aprofundamentos ulteriores que a NAER tem incluídos no programa de trabalhos a desenvolver seguidamente.
À semelhança de projectos congéneres, está previsto o recurso a dívida para cobrir 50% ou mais do investimento, bem como a capitais próprios, a repartir entre investidores públicos (em princípio, a ANA, que poderá contribuir com meios libertos da exploração do sistema aeroportuário até à abertura do novo aeroporto) e privados.
A comparticipação de fundos públicos será minoritária, com afectação desejável de fundos comunitários, devendo reduzir-se ao mínimo o recurso ao Orçamento do Estado.
Na estrutura tomada como referência para as análises de viabilidade financeira, e cujos resultados foram confortavelmente satisfatórios, a comparticipação de fundos públicos é pouco elevada, sendo que estas duas fontes de financiamento (fundos comunitários e OE), em conjunto, poderão ser da ordem dos 20% do investimento.
Estruturas de financiamento semelhantes têm sido aplicadas a projectos equiparáveis de aeroportos europeus.

publicado por ota às 19:20 | link do post | comentar | adicionar aos favoritos

Comandante João Moutinho. Ver nota biográfica.

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