Terça-feira, 27 de Março de 2007
46.

Qual o impacte da distância da Ota ao centro da cidade de Lisboa no funcionamento e competitividade do Novo Aeroporto?

 
A maioria das antigas infra-estruturas aeroportuárias tem vindo a ser substituída por novos aeroportossituados fora dos centros das cidades. Tal deve-se não só a problemas de espaço, mas aquestões ambientais e de segurança.
A maior distância dos aeroportos aos centros das cidades tem sido mitigada garantindo meios de transporte cómodos, rápidos e eficazes, nomeadamente um serviço ferroviário com elevada frequência. Tal solução está prevista também para o novo aeroporto.
No quadro que segue, indicam-se, a título meramente informativo, as distâncias dos aeroportos à cidade. Note-se o aumento da distância à cidade no caso das novas infra-estruturas.

Data de abertura Cidade Aeroporto Distância à cidade (km)
1923 Amsterdam Schjohol 30
1923 Berlim Tempelhof (scheduled to close soon) 6
1928 Madrid Barajas 16
1931 London Gatwick 45
1938 London Luton 51
1942 Lisbon Portela de Sacavém 8
1946 London Heathrow 23
1948 Berlin Tegel (scheduled to close in 2007) 8
1966 London Stansted 56
1974 Paris Charles de Gaulle International 22
1992 Munique Franz-Joseph Straussinternational 29
1998 Milão Malpensa International 47
1998 Oslo Gardernoen 50
2001 Atenas Spata 30
Convém não perder de vista que a dependência alternativa de um aeroporto muito congestionado, mesmo que mais próximo (como seria o caso da Portela no limite da sua capacidade) gera, por um lado, gastos de tempo adicionais – decorrentes de atrasos e ineficiências induzidos pela saturação do aeroporto – e, por outro, obriga parte do tráfego a recorrer a aeroportos servindo outros centros urbanos (no caso vertente, Madrid ou Porto).

publicado por ota às 19:29 | link do post | adicionar aos favoritos

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