Terça-feira, 12 de Junho de 2007
Ponto de Partida

Continua-se a escrever sobre a bondade (e maldade) da deslocalização do aeroporto de Lisboa e sobre a má ou boa opção que a Ota pode ser. Pena é, que as mais das opiniões venham enfraquecidas por evidentes ambições políticas, lobismo regional, visão sectorial e até por interesses pessoais. Na realidade, este é um assunto de tal importância na concepção (logo no desempenho) das estruturas macro-económicas do país e no posicionamento de Portugal face aos fluxos de pessoas, bens e serviços internacionais, que não poderá deixar de ter uma abordagem pragmática, abrangente, integrada e com horizontes mais afastados que qualquer fronteira de região, legislatura ou expectativa de vida útil na política.

 

Este sítio pretende abrigar opiniões independentes e construtivas; queremos argumentos sustentados, comparações objectivas, números explicados, referências provadas. Se você se revê nesta postura, ajude-nos a responder a estas perguntas: 

 

- O aeroporto que serve Lisboa tem que sair da Portela? Se tem, porquê e quando?

- A melhor alternativa para uma eventual nova localização é a Ota? Porquê?

- Que tipo de aeroporto se deve construir?

 

João Moutinho


publicado por ota às 18:41 | link do post | adicionar aos favoritos

De Gustavo a 17 de Junho de 2007 às 23:03
De facto, a confirmar-se esta notícia, é mais um acto vergonhoso, em particular, deste governo e, no geral, da nossa classe política. É mais uma prova de que a classe política é a grande responsável pela situação calamitosa em que o país de encontra e o povo bem sente!
A iniciativa da sociedade civil tem que ser sistematicamente filtrada pelo poder politico. Até é assim na justiça. Os políticos dão-se ao luxo de desrespeitar o poder judidcial.
É também evidente que este é um assunto de interesse nacional e transversal a futuras gerações que irá implicar um fortíssimo investimento. Como tal , deveria ser o povo a decidir através de referendo mas com voto electrónico para se atenuar o fantasma da abstenção.
Do que tenho lido, parece claro que a decisão politica de construir na Ota nada tem de racional. É um tremendo erro construir-se algo sem capacidade de expansão. Aliás, para isso já basta o exemplo actual da Portela. Portanto, por este motivo, Ota não!
Segundo, na Ota, os terrenos são na sua maioria privados. Logo, a expropriação custará muito dinheiro. A propósito, seria interessante lançar os nomes de alguns proprietários para se perceber o interesse do governo! Por isto, Ota não!
Por último, o grosso do turismo está na zona sul. A região do Alqueva e de Tróia tem um enorme potencial que deveria ser aproveitado. Por isto, Ota não!
Depois temos os custos associados na Ota. Segundo os técnicos, serão astronómicos e não estão contemplados. Além disso, as condições climatéricas são complicadas - zona de cheia e nevoeiros. Os custos de terraplanagem são elevadíssimos . Por isto, Ota não!
Novo aeroporto sim, é preciso mas na margem sul. Fica mais barato, está mais próximo da nossa maior fonte de riqueza - o turismo, tem boas condições climatéricas, terrenos maioritariamente planos e públicos e com capacidade de expansão ilimitada.
Quanto à tipologia, penso que é uma questão ainda pouco debatida e por isso não tenho opinião muito fundamentada. Contudo, um aeroporto deve ser acima de tudo eficiente porque é um local de passagem e não propriamente um hotel! Por isso, desde que seja um infra-estrutura eficiente, o mais barata possível , segura, com boas acessibilidades e perto dos centros de interesse nacional, como contribuinte , aceito qualquer solução.
Nesta altura penso que o governo está a prestar um péssimo serviço ao País e o Sr. Presidente já deveria ter intervindo com maior preponderância. Embora o Presidente não seja governo, deve evitar que se cometam loucuras que comprometam o futuro do País. O último péssimo exemplo de esbanjamento de dinheiros públicos foi o Euro 2004. 10 estádios para quê? Por exemplo, se o interesse público e nacional tivesse prevalecido, Lisboa teria um novo estádio para slb e scp , o porto outro para bov e fcp , braga outro para scb e vg ...
A sociedade civil deve manifestar-se contra o esbanjamento por parte da classe politica que nos arruína o futuro.


Comentar:
De
  (moderado)
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Este Blog tem comentários moderados

(moderado)
Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 



O dono deste Blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

Comandante João Moutinho. Ver nota biográfica.

.vídeos
.Documentos

. apresentações(7)

. capacidade limite(1)

. características(1)

. cv´s(1)

. documentos(45)

. epia(2)

. estudos(28)

. impacte da relocalização(1)

. impacto(1)

. investimento(1)

. lisboa 2017(1)

. naer(1)

. notas técnicas(1)

. ota(1)

. parceiros(1)

. perguntas frequentes(51)

. perspectivas(6)

. pontos de vista(1)

. regulação(1)

. rio frio(1)

. viabilidade(2)

. todas as tags

.links
.posts recentes

. Questões chave

. Ponto de Partida

. Futuro

. 50. A implantação do Novo...

. 49. Como irá a localizaçã...

. 48.

. 47.

. 46.

. 45. Existem outros aeropo...

. 44. Qual o Modelo de Tran...

.arquivos

. Junho 2007

. Abril 2007

. Março 2007

blogs SAPO
RSS