Terça-feira, 12 de Junho de 2007
Ponto de Partida

Continua-se a escrever sobre a bondade (e maldade) da deslocalização do aeroporto de Lisboa e sobre a má ou boa opção que a Ota pode ser. Pena é, que as mais das opiniões venham enfraquecidas por evidentes ambições políticas, lobismo regional, visão sectorial e até por interesses pessoais. Na realidade, este é um assunto de tal importância na concepção (logo no desempenho) das estruturas macro-económicas do país e no posicionamento de Portugal face aos fluxos de pessoas, bens e serviços internacionais, que não poderá deixar de ter uma abordagem pragmática, abrangente, integrada e com horizontes mais afastados que qualquer fronteira de região, legislatura ou expectativa de vida útil na política.

 

Este sítio pretende abrigar opiniões independentes e construtivas; queremos argumentos sustentados, comparações objectivas, números explicados, referências provadas. Se você se revê nesta postura, ajude-nos a responder a estas perguntas: 

 

- O aeroporto que serve Lisboa tem que sair da Portela? Se tem, porquê e quando?

- A melhor alternativa para uma eventual nova localização é a Ota? Porquê?

- Que tipo de aeroporto se deve construir?

 

João Moutinho


publicado por ota às 18:41 | link do post | adicionar aos favoritos

De Anónimo a 17 de Junho de 2007 às 23:40
Eu assisti há pouco tempo a um fórum sobre este tema em que um dos oradores era o Prof. Augusto Mateus. Ele é defensor de uma "cidade aeroportuária" e por isso defende como local preferível o Campo de Tiro de Alcochete. No entanto gostaria de referir que segundo as palavras do Prof. Augusto Mateus, os operadores económicos não vão em "fés" ou em questões partidárias. Vão sim por razões concretas de economia. E até disse que precisamente por isso, é que hoje toda a cadeia de distribuição que abastece Lisboa, se situa no eixo Alenquer/Azambuja/Cartaxo. Se é assim, e é assim, porque é que ao longo destes anos, não se situaram na outra margem? Até ficavam mais perto de Lisboa.
Segunda constatação. O Dr. Ferraz da Costa, presidente da APSL (Associação de Criadores do Cavalo Puro Sangue Lusitano) realizou há cerca de 3 anos, na Companhia das Lezírias um Festival Internacional. Esta Companhia e o espaço, tinham das melhores condições para a realização deste tipo de eventos. Só se realizou um ano. Passou para Cascais. Porquê? Ficava mais perto de Lisboa. Só que os habituais clientes internacionais não compareceram.
É evidente que o aeroporto em Alcochete pode ficar mais barato e ser feito mais rapidamente. Mas aqueles terrenos são arenosos e precisam de levar muita brita. Ao contrário da Ota, em que estas obras são feitas praticamente no perímetro do estaleiro, em Alcochete será necessário ir buscar brita imaginem onde? É que ouvimos falar nas terraplanagens como se em Alcochete já pudessem aterrar aviões.
Terceiro exemplo. O Freport de Alcochete tinha de previsão de visitas anuais qualquer coisa como 20 milhões de visitantes. Este número foi "largamente" ultrapassado. Foram 3 milhões. Só em 6 anos é que se atingirá 20 milhões. Porquê? Fica mais perto de Lisboa que o Campera e tem mais equipamentos a apelar aos visitantes.
Poderíamos continuar com exemplos como estes. Só pretendia colocar esta questão. Pode ser mais barato, mais extensível, mas pode ficar muito mais caro para quem efectivamente o vai usar.


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