Terça-feira, 12 de Junho de 2007
Ponto de Partida

Continua-se a escrever sobre a bondade (e maldade) da deslocalização do aeroporto de Lisboa e sobre a má ou boa opção que a Ota pode ser. Pena é, que as mais das opiniões venham enfraquecidas por evidentes ambições políticas, lobismo regional, visão sectorial e até por interesses pessoais. Na realidade, este é um assunto de tal importância na concepção (logo no desempenho) das estruturas macro-económicas do país e no posicionamento de Portugal face aos fluxos de pessoas, bens e serviços internacionais, que não poderá deixar de ter uma abordagem pragmática, abrangente, integrada e com horizontes mais afastados que qualquer fronteira de região, legislatura ou expectativa de vida útil na política.

 

Este sítio pretende abrigar opiniões independentes e construtivas; queremos argumentos sustentados, comparações objectivas, números explicados, referências provadas. Se você se revê nesta postura, ajude-nos a responder a estas perguntas: 

 

- O aeroporto que serve Lisboa tem que sair da Portela? Se tem, porquê e quando?

- A melhor alternativa para uma eventual nova localização é a Ota? Porquê?

- Que tipo de aeroporto se deve construir?

 

João Moutinho


publicado por ota às 18:41 | link do post | adicionar aos favoritos

De Eugénio Goliardo a 17 de Junho de 2007 às 23:56
1 - Não me parece indiscutível que o Aeroporto tenha de sair da Portela;
Contudo, estando demasiado "cercado" pela malha urbana, seria interessante que saísse;

2- Para onde, a Ota parece-me demasiado longe: quem se desloca a Paris, sabe que é diferente (em termos de custos de tempo e dinheiro, entrar e sair em Orly ou em Charles Degaule. Ora, a Ota, fica a uma distância que é de cerca de três vezes a de Paris a Orly e de duas vezes para Charles Degaule. Muito longe....
3 - Alcohete, é uma anedota que nem merec tempo para comentários: promoveu o Sócrates a malabarista de serviço e o Cavaco a primeiro ministro, e mais nada.

Grande anedota, é um dos argumentos que mais se ouvem contra a Ota: «não pode expandir-se para além de 40.000.000 de passageiros/ano» Ora, Lisboa nunca terá mais de 25.000.000 de passageiros/ano: os aeroportos que têm agora 40.000.000 de passageiros/ano, estão em cidades com 10.000.000 de habitantes (ou mais).
40.000.000/ano, são cerca de 110.000 passageiros/dia!!!! Alguém é capaz de me dizer o que virão fazer a portugal 55.000 pessoas por dia????? (55.000 a entrar e 55.000 a sair, TODOS OS DIAS DO ANO!!!! Isso é que são 40.000.000 de passageiros/ano).

NECESSIDADE URGENTE: Uma análise tecnicamente séria, feita portécnicos (talvez estrangeiros, não sei) e sem políticos.


De beuler a 11 de Julho de 2007 às 13:49
Caro Eugénio,

Quantos passageiros por ano tem o aeroporto do Dubai? Qual a população desta cidade? Qual a percentagem de passageiros do aeroporto de Heathrow viagem de e para Londres?

Convido-o a visitar http://poiseunaoacho.blogspot.com/search/label/ota


Comentar:
De
  (moderado)
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Este Blog tem comentários moderados

(moderado)
Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 



O dono deste Blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

Comandante João Moutinho. Ver nota biográfica.

.vídeos
.Documentos

. apresentações(7)

. capacidade limite(1)

. características(1)

. cv´s(1)

. documentos(45)

. epia(2)

. estudos(28)

. impacte da relocalização(1)

. impacto(1)

. investimento(1)

. lisboa 2017(1)

. naer(1)

. notas técnicas(1)

. ota(1)

. parceiros(1)

. perguntas frequentes(51)

. perspectivas(6)

. pontos de vista(1)

. regulação(1)

. rio frio(1)

. viabilidade(2)

. todas as tags

.links
.posts recentes

. Questões chave

. Ponto de Partida

. Futuro

. 50. A implantação do Novo...

. 49. Como irá a localizaçã...

. 48.

. 47.

. 46.

. 45. Existem outros aeropo...

. 44. Qual o Modelo de Tran...

.arquivos

. Junho 2007

. Abril 2007

. Março 2007

blogs SAPO
RSS