Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Ota

Um aeroporto sem batota

Um aeroporto sem batota

Ota

27
Mar07

29. Quais são os impactes resultantes da instalação do Novo Aeroporto?

ota
De acordo com a avaliação efectuada no Estudo Preliminar de Impacte Ambiental concluiu-se que o empreendimento terá efeitos positivos na economia local e regional assim como nas comunidades locais devido nomeadamente à revitalização dos núcleos urbanos, acréscimo do rendimento médio, imigração de profissionais com qualificação superior à média da região, melhoria do parque de equipamentos para utilização colectiva, melhoria de acessibilidades, etc.
A magnitude destes impactes dependerá da atitude dos agentes económicos e da administração central e local. Nas componentes ecologia e uso do solo os impactes negativos serão dificilmente minimizáveis.
Foram também identificados impactes ao nível do ambiente sonoro e qualidade do ar cuja minimização poderá efectuar-se através de um adequado uso do solo na envolvente do aeroporto e também da sua estratégia de exploração. Está previsto o tratamento dos efluentes domésticos e industriais no perímetro do aeroporto pelo que o impacte no meio hídrico será minimizado.